quarta-feira, 23 de junho de 2010

A história do motor V8

Quem gosta de carros, motores, sem dúvida alguma tem uma queda pelos V8, não é? Não importa a marca, configuração, cilindradas cúbicas, potência, etc, o oito cilindros disposto em V é uma celebridade no mundo automotivo.

Mas se engana que estes V8 que tanto amamos são usados apenas em automóveis. O V8 que foi patenteado por Léon Levavasseur em 1902 tem sua “base” usada também em caminhões, barcos, aviões e até motocicletas.

As primeiras notícias que se existem de uso do oito cilindros em automóveis são da Rolls Royce que produzia motores para aviões e adaptou uma versão em uma pequena quantidade de automóveis, mas a produção em massa de carros com este motor deu-se com os Cadillacs. Estes carros usavam motores de 5429cc (331polegadas cúbicas). Após isso várias divisões da GM começaram a adotar este motor, assim como em outras empresas. Mas infelizmente com os problemas financeiros dos EUA estes motores pararam de ser usados em linhas de produção.

Este motor é cheio de particularidades interessantes, uma delas é que ele possui duas formas de disposição de virabrequim, fazendo um motor externamente parecido, mas internamente com características bem diferentes. Por exemplo, a opção de cross-plane é a configuração utilizada na maior parte dos carros V8 de rua. Cada “perna” está a 90° de angulo do cilindro anterior, então se olharmos do fim do virabrequim, veremos uma cruz. Com está configuração pode se conseguir um equilíbrio muito bom em termos de vibração do motor, mas exige pesados contrapesos sobre o virabrequim. Isso faz com que o V8 cross-plane tenha uma retomada de giro do motor que não consegue acelerar ou abrandar o ritmo muito rapidamente em comparação com outros modelos, devido à maior massa rotativa.

A ordem de disparos de faísca deste motor são relativamente regulares, as faíscas de cada bancada ocorrem na ordem Esq Dir Esq Esq Dir Esq Dir Dir. Em carros com duplo escape, este tipo de explosão faz com que o ronco fique “embaralhado”, fazendo com que a maioria das pessoas associem o seu com o de motores potentes. E já que falamos deste lindo som, abaixo você poderá ver alguns vídeos com este som maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário